Resumo da aula de Six Sigma
Desenvolvida pela Motorola na
década de 80, o Six Sigma foi aperfeiçoado ao longo do tempo por diversas
empresas que adotaram essa metodologia, com o propósito de uma estratégia
gerencial de mudanças para acelerar o aprimoramento em processos, produtos e serviços.
Six Sigma é uma metodologia que pode ser utilizada por qualquer empresa,
independentemente de seu porte ou ramo de atuação. Para melhor atendimento e
melhor qualidade de produtos e ter uma instalação de sistemas de medição para
análise de melhoria continua do processo, deve-se incorporar os cinco processos
críticos:
Definição: nesta fase deve ser
identificado qual processo do negócio será melhorado, deve ser verificada a
viabilidade econômica e fazer uma previsão dos benefícios que podem ser
alcançados.
Medição: nesta fase deve-se fazer um levantamento geral de todas as
entradas do processo, o processo deve ser mapeado, mede-se a capabilidade do
processo, expressa por seu valor σ (sigma).
Análise: nesta fase deve-se procurar pelas fontes de variação (X’s)
que aumentam a variabilidade do processo e que são responsáveis pela geração de
defeitos.
Melhoria: nesta fase toma-se ação sobre o processo para melhorá-lo
com base nas fontes de variação identificadas na fase de Análise. Ao final
desta fase deve-se calcular a nova capabilidade sigma do processo (σ).
Controle: Nesta última etapa deve-se empregar métodos para monitorar
as fontes de variação identificadas para manter a capabilidade melhorada
adquirida.
O DMAIC é aplicado para melhorias
internas como: Controle estatístico de processos, gerenciamento de processo,
delineamento de experimentos, podendo ser aplicada nas mais diversas áreas com
o intuito de auferir resultados extremamente significativos, tanto do ponto de
vista de qualidade, confiabilidade quanto de redução de custos e tempo de
entrega.
Escolha dos membros da equipe do
Six Sigma se dá por meio desses conceitos listado na tabela abaixo:
Champions: Facilitar a liderança, implementação e implantação
Sponsors: Fornecer recursos
Process Owners: Responsável pela melhoria dos processos
Master Black Belts: Servir como mentores de Black Belts
Black Belts: Liderar projetos Six Sigma Requer 4 semanas de treinamento
Green Belts: Servir em equipes de melhoria com faixa preta Requer 2 semanas de
treinamento
Aprendemos que a escala sigma é
utilizada para medir o nível de qualidade associado a um processo e quando se
fala em Six Sigma refere-se à redução na variação do resultado entregue aos
clientes a uma taxa de 3,4 falhas por milhão ou 99,99966% de perfeição, ou
seja, quanto menor o valor do desvio padrão, melhor o processo.
A metodologia do Six Sigma não
deve ser utilizada com o objetivo de salvar as empresas que passam por
dificuldade financeira, mas para auxiliar no seu fortalecimento em posição de
competitividade no mercado e corte custos, além disso, promover processos que
praticamente não tenha defeitos.
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